Escritório Físico, Virtual ou Coworking?

PROFISSIONAIS LIBERAIS
Que factores influenciam a escolha de um escritório? A resposta é simples: todos aqueles que contribuam para o nosso bem-estar e produtividade.

Por Carlos Gonçalves *

Sabemos que o factor “preço” é cada vez mais decisivo, mas os profissionais e as empresas mais competitivas encaram o escritório como um investimento: o trabalho que desenvolvem passa sempre pelo escritório (quer seja físico ou virtual) e sabemos que despendemos a maior parte do tempo das nossas vidas no local de trabalho.

Comecemos pela localização. A situação ideal será instalar o nosso escritório perto das nossa casa e ao mesmo tempo perto dos nossos clientes. Apesar do desenvolvimento das tecnologias, o contacto pessoal com os clientes e parceiros continua a ser fundamental em muitas actividades, pelo que o tempo gasto em deslocações é sempre importante. A opção pelo arrendamento parece a ser a mais acertada, face à conjuntura financeira actual e à flexibilidade que este modelo oferece.

Escritório Físico, Virtual ou Coworking? Depende dos objectivos concretos. Apesar do escritório convencional ser a escolha mais habitual, há uma tendência crescente pela opção do Escritório Virtual, não só pelo preço inerente (valores médios de 70€/80€ mês no nosso mercado), mas também porque é a opção mais racional para quem não necessita de um escritório permanente e pretende utilizar pontualmente salas de trabalho e reunião, bem como garantir um apoio de secretariado e atendimento telefónico personalizado 24h/7 dias por semana. Ao contrário do que se possa pensar, não são só os profissionais liberais que optam pelo escritório virtual; as multinacionais há muito que utilizam este modelo: conseguem instalar-se num país em menos de 24 horas garantindo uma morada de prestígio para sediar a empresa (reforço da imagem e credibilidade), secretariado profissional e salas de reunião com tecnologia de última geração.

Respondendo às novas tendências de mercado, os Centros de Negócios têm apostado também no coworking, que poderá também ser a escolha acertada para muitos profissionais que trabalham em casa ou no cliente. Este modelo consiste em alugar um posto de trabalho num open-space, numa base diária ou mensal, com um serviço chave-na-mão que pode incluir ligação à internet e acesso a salas de trabalho. Principal vantagem? O ambiente colaborativo que propicia o networking entre utilizadores e a possibilidade de usufruir de serviços de secretariado prestado pelos Business Centers.

* CEO dos Avila Business Centers

www.avilabusinesscenter.com

    Deixe Aqui Um Comentário